domingo, 8 de julho de 2012

A arte de receber!


Resolvi convidar uns amigos e fazer uma pequena festinha em casa, nada muito grande, pouca gente, mas... muita comida!

Cardápio:

Salgados: mouse de gorgonzola (receita da minha tia), torta salgada (feita pela minha mãe), salgadinhos (que encomendei na padaria), amendoins, torradas, doritos sem sabor e a pastinha do doritos.

Doces:  brownies  (receita no blog), mini-cupcakes de bolo formigueiro (receita abaixo) e mouse de limão (receita também abaixo).

Músicas e amigos animados! Essa é a receita para um sábado incrível!

Mini-Cupcakes de “bolo formigueiro”:


Ingredientes:

- 3 ovos;
- 100g de manteiga sem sal;
- 2 xícaras de açúcar
- 3 xícaras de farinha de trigo;
- 200ml de leite de coco;
- 50g de coco ralado;
- 50g de chocolate granulado;
- 1 colher de sopa de fermento em pó.

Preparo:

Bater a manteiga com o açúcar até formar um creme branco, juntar os ovos (pode separar a gema da clara adicionar as gemas e bater as claras em neve para adicionar no final, mas eu fiquei com preguiça e coloquei os ovos inteiros). Adicionar a farinha de trigo intercalando com o leite de coco. Juntar o coco ralado. Depois que a massa estiver bem batida, com uma colher, misturar o chocolate granulado e o fermento em pó. Colocar nas forminhas e assar por 30min.

Fiz duas receitas e um pouco da massa coloquei em uma forma de 10cm de diâmetro untada com manteiga e farinha, para colocar no topo da torre. Com duas receitas fiz esse bolinho e 81 mini-cupcakes.

Cobertura:

- 2 latas de leite condensado;
- 1 lata de creme de leite;
- 2 colheres de sopa de essência de baunilha;
- 1 colher de sopa de manteiga.

Preparo:

Colocar a manteiga em uma panela e esperar ela derreter. Adicionar o leite condensado e o creme de leite. Misturar até ferver. Quando começar a engrossar, adicionar a baunilha. Misturar até dar ponto de brigadeiro.

Montagem:

Quando o cupcake estiver em temperatura ambiente e a cobertura também, com um saco de confeiteiro e bico pitanga médio, colocar a cobertura.

Mouse de limão:

Ingredientes:

- suco de três limões;
- 1 lata de leite condensado;
- 1 lada de creme de leite.

Preparo:

Colocar tudo no liquidificador e bater bem. Esse mouse é simplesmente uma delícia! Colocar na geladeira por pelo menos 5 horas antes de servir. Pode substituir o limão por 1 lata de suco de maracujá, ou qualquer outro suco. Mas ainda acho que o de limão é insuperável!

Fiz três receitas e coloquei em copinhos de café descartáveis transparentes. Rendimento de 45 copinhos.

Depois, é só preparar uma mesa bonita, chamar os amigos, colocar uma música e se divertir!




Um comentário: