sábado, 28 de julho de 2012

Era uma vez... uma fruta que virou geleia


Alguns dias atrás, me lembrei que minha vida não é só trabalho, é também mestrado e trabalhos acadêmicos. Fui a um congresso internacional em São Paulo! Apresentei trabalho, foi muito divertido!


(Foto diretamente do meu istagram)

Há semanas sonho em fazer alguma coisa com frutas vermelhas! Ou uma torta mouse de chocolate branco, ou um frangipane... não sei bem. Só sei que tinha que ter frutas vermelhas! E o que fazer quando estamos em São Paulo??? (Fora conhecer o JK, que por sinal, não achei nada de mais... gosto muito mais do Pátio Higienópolis...) Ir ao Mercadão!!!!  


E ao chegar no Mercadão, sai correndo atrás das frutas vermelhas!!! Encontrei! Claro! Mas achei que estavam muito muito caras. Comprei quase 500g de amoras. E me dei por satisfeita. O segredo é: como trazer essas amoras de SP pro Rio no avião?

Enfim, cheguei em casa e larguei as amoras na geladeira. Minha rotina diária tem estado meio louca. Passou alguns dias e lembrei que as amoras estavam na geladeira! Não tinha tempo de fazer nada com elas... minha ideia de fazer o frangipane dançou... E como estava com medo delas estragarem, a solução foi transformar em geleia mesmo.


Acho que faço geleia desde que aprendi a ligar o fogão... É a coisa mais simples do mundo! Só preciso de fruta, açúcar e um pouquinho de água!

Geléia de amora
- 500g de amoras
- 5 xícaras de açúcar branco refinado
- ½ xícara de água

Preparo:
- Colocar as amoras inteiras na panela, adicionar o açúcar e ligar o fogão. Deixar o açúcar derreter um pouco e adicionar a água. Mexer até dar o ponto.
- A água é para não deixar o açúcar ficar com gosto de açúcar queimado, o que mascara o sabor da fruta.
- O segredo é não fatiar a fruta! Ela vai amolecer com o calor, então é só ir amassando contra as laterais da panela, para garantir “pedaços” de fruta na geleia.
- Prestar bastante atenção ao ponto. Tem que engrossar, mas não pode ser ao ponto de quando esfriar e endurecer, tipo bala. Depois que ferveu bem, provavelmente já está pronto.


Coloquei em potes de geleia mesmo que tinha comprado na Rua da Alfândega, já faz um tempo. Rendimento: 3 potes grandes e 5 pequenos. Deixei 1 grande na casa dos meus pais e distribui os pequenos. Os outros dois potes grandes guardei na geladeira, talvez vire a cobertura da torta de chocolate... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário