domingo, 29 de julho de 2012

Invencionices e cupcakes


Engraçado como uma coisa simples que acontece pode transformar um dia inteiro!!!

Essas últimas semanas tem sido muito corridas, trabalho e mestrado, pouco tempo de descanso, muitas coisas pra fazer, e a sensação que o tempo poderia ser maior para dar conta de todas as minhas atividades...

Então, algo aconteceu que clareou minha mente, me fez sentir leve e me deu muita vontade de fazer uma nova invencionice na cozinha! Eu sou apaixonada por comida asiática, e o Tantra atualmente é um dos meus restaurantes favoritos. Uma das vezes que fui lá, comi um cheesecake de cardamomo, chocolate e café.



Inspirada nesse cheesecake resolvi fazer um cupcake com essa mesma combinação de ingredientes. O cardamomo eu já havia comprado para fazer outra coisa, então já tinha na despensa.

Eu gosto de imaginar a receita, pensar nas proporções, antes de fazê-la. Em geral, no trabalho isso também acontece, gosto de imaginar os resultados antes de colocar uma ideia em prática. Essa coisa de planejar, imaginar, antecipar resultados é algo que gosto de fazer com frequência.

Durante o dia todo, quando tinha uma folguinha, durante minha correria de um lugar a outro, principalmente quando estava no carro me deslocando, imaginava como deveria ser essa receita.

E ao sair do trabalho na sexta-feira, corri para um supermercado atacadista, que tinha no caminho para comprar os ingredientes que eu precisava. Eu simplesmente adoro supermercados atacadistas. Me sinto num parque de diversões. Tem tudo, em quantidades desproporcionais. Acho fantástico.

Sábado de manhã fui trabalhar, e quando cheguei em casa, depois do almoço, comecei a dar vida a minha nova receita.

Cupcake de café com cardamomo e cobertura de chocolate




(Foto do meu instagram)

- Fiz um bolo simples, usando açúcar mascavo ao invés de refinado, bati com manteiga até formar um creme. Adicionei o café, 1 colher de sopa da cardamomo. Misturei o fermento e coloquei nas forminhas para assar.





- Enquanto isso, fiz uma espécie de brigadeiro com leite condensado, creme de leite, 1 colher de sopa de manteiga, nescau e 100g de chocolate amargo.


- Deixei os mini-cupcakes assando por 25min.

Enquanto os mini-cupcakes esfriavam, tomei um banho correndo para sair. Coloquei a cobertura só em uns 8, coloquei numa vasilha e fui correndo para a inauguração da exposição “A arquitetura portuguesa pelo traço de Lucio Costa” na caixa cultural. Levei os mini-cupcakes pro pessoal experimentar.

Como a ideia inicial é levar para o trabalho na segunda-feira, o que tinha feito não seria suficiente. Portanto hoje, domingo, quando acordei, fui direto fazer a segunda receita. Depois de ter experimentado a primeira, resolvi diminuir a quantidade de cardamomo para apenas 1 colher de chá.

Comida para mim, em qualquer situação, é algo para ser compartilhado, e eu gosto de cozinha justamente para poder dividir com as pessoas que gosto. (E não engordar sozinha, uma vez que meu talento é especial para doces... rs)

Coloquei a cobertura em todos e separei em diversos recipientes para levar amanhã. Tenho só que admitir que na próxima vez, vou aumentar a quantidade de café, pois quase não é possível perceber o sabor, ficou bem ao longe... E é isso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário