sexta-feira, 2 de março de 2012

Mini-cupcakes de Banana + Brigadeiro! BB!

Há alguns meses atrás, acho que uns 8 ou 10, estava almoçando em casa num sábado e por não ter outra coisa a fazer, assisti aquele programa da Angélica, Estrelas.  Nesse dia, foi uma atriz (não sei quem) aprender a fazer cupcakes com uma renomada chefe de cozinha. Eles (a chefe, claro) fizeram três receitas diferentes de cupcakes. Uma delas era uma receita de banana com chantilly. Fiquei com isso na cabeça não sei porque. Acho que porque banana é uma das minhas frutas preferidas.

Resolvi então que iria fazer minha própria receita de cupcake de banana, e pra ficar ainda melhor, porque não adicionar um pouquinho (muito) de chocolate? Tipo assim, um recheio e uma cobertura???

Amanhã tenho meu curso de fotografia de “book em locação externa” e iremos ter a aula prática fora do estúdio. Resolvi então ser bem legal com os meus coleguinhas e levar para eles de lanchinho. Para isso, acabei comprando a forma para mini-cupcakes, por dois motivos:

1) Eu praticamente dobro a quantidade de bolinhos, logo posso distribuir para mais pessoas;

2) Porque posso encher de chocolate, que se ficar muito doce, não vai ficar enjoado porque acaba rápido, praticamente em uma dentada, diferente do cupcake normal, que é grande.

Então hoje, antes de sair pro trabalho resolvi adiantar a minha vida e deixar o recheio pronto. Fiz a receita de brigadeiro da minha prima Livia (que é diferente da receita que costumo fazer) porque queria que o brigadeiro ficasse com bastante gosto de chocolate.

Para o brigadeiro:

ü  4 colheres de sopa de Nescau (usei 2 colheres de sopa de chocolate em pó + 2 colheres de sopa de cacau em pó – como disse queria que ficasse com muito sabor de chocolate mesmo!)
ü  1 lata de leite condensado
ü  1 lata de creme de leite

Colocar tudo na panela e misturar até chegar ao ponto de “brigadeiro mole”, se não fica difícil de usar para rechear.


E deixei pronto também o doce de banana que adicionei na massa.

Para o doce de banana:

ü  ½ xícara de açúcar
ü  ¼ de xícara de água
ü  3 bananas cortadas em rodelas (acho que usei banana prata, que era a que tinha aqui em casa)
ü  1 pitada de canela (não sou muito fã de canela não, então não quis colocar muita)

Colocar o açúcar na panela e deixar derreter e dourar. Adicionar a água, como se fosse fazer uma calda de açúcar. Quando coloca a água, esse princípio de calda de açúcar borbulha, cresce e vira meio que uma bala. Tem que esperar até derreter de novo e a água se incorporar na calda. Adicionar a banana em rodelas e a pitada de canela. A banana acaba “desmontando” um pouco. Tirar da panela e em um prato, amassar a banana até que fique uma pasta de banana.


Guardei os dois e fui trabalhar! Chegando em casa, separei todos os ingredientes e tirei os ovos e a manteiga da geladeira, que sempre devem ser usados a temperatura ambiente, e fui para o pilates.

Continuando a receita, para o bolo:

ü  3 ovos
ü  100g de manteiga sem sal (meio tablete)
ü  2 xícaras de trigo
ü  1 xícara de iogurte natural
ü  1 colher de sopa de suco de limão
ü  o doce de banana
ü  1 colher de sopa de baunilha
ü  2 colheres de chá de fermento em pó

Bater as claras em neve e guardar na geladeira. Misturar o iogurte com o limão e guardar. Bater a manteiga com o açúcar, até formar um creme claro, adicionar as gemas e bater bem. Adicionar o trigo e o iogurte alternadamente. Adicionar o doce de banana. Ai, devo confessar que achei que a massa ficou muito mole, então coloquei mais ½ xícara de farinha de trigo. Parar de bater e adicionar a baunilha, as claras em neve e o fermento.

Colocar as forminhas na forma de mini-cupcakes, e com a ajuda de um saco de confeiteiro colocar a massa nas forminhas. Tenho que dizer que eu acabo sujando um pouco a forma na hora de andar o saco de confeiteiro de uma forminha para outra, mas enfim... 



Colocar a forma dentro de outra forma (para não queimar o fundo da nossa preciosa forma de mini-cupcakes!) e deixar assando por 30min.


Para saber se a massa já assou mesmo, basta espetar um palitinho de dente, se ele sair limpinho, é porque o bolo assou direitinho. Se o palitinho sair com um pouco de massa, é só deixar assando mais uns 5min. Os bolinhos do meio da forma, sempre ficam mais claros, do que os das bordas, que ficam bem douradinhos.


Tirar as forminhas com a ajuda de um garfo, levantando pela lateral. Deixar os bolinhos secar antes de rechear. Consegui fazer três fornadas! Com um total de 63 mini-cupcakes! Achei que conseguiria fazer somente 48, mas acabou dando mais, que bom!


Para rechear é a mesma coisa do cupcake normal, com uma faca de ponta, cortar um cone no centro do bolinho, retirar a tampinha de bolo e com o saco de confeiteiro colocar o brigadeiro dentro do bolinho! Super fácil, só é demorado e chatinho... rs 




Depois, é só colocar a tampinha de bolo no lugar e colocar mais um pouquinho do brigadeiro em cima e voilá! Temos um lindo e gostoso mini-cupcake de banana com brigadeiro de chocolate! 


OBS: Tive que fazer outra receita de brigadeiro... para terminar de colocar como cobertura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário