sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Transformando uma tradição em cupcake!

Pergunte a qualquer pessoa da minha família qual dos bolos que a minha mãe faz que é o preferido. Só existe uma resposta: torta húngara. Não sabemos sua origem ou o porquê desse nome, mas é o bolo tradicional da família! É o que todos os meus primos pedem para minha mãe fazer. É o que queremos em todos os nossos aniversários e reuniões de família.

Minha mãe até tenta fazer outras coisas, todos comem, é claro, mas o sucesso não é o mesmo! E praticamente todos perguntam o porquê dela não ter feito a torta húngara! Desde que carreguei  minha mãe e irmãs para fazer o cursinho de “cupcake red velvet”, a primeira ideia que nos passou pela cabeça era transformar a torta húngara em cupcake.

Aproveitei que ia a uma reunião da minha patota para por esse experimento em prática. Claro que com algumas alterações. E o que tem de tão especial nessa torta húngara??? É um bolo de chocolate recheado com doce de leite e com cobertura de uma espécie de “buttercream” de chocolate. Só isso. Como assim só isso??? Chocolate + doce de leite é a combinação perfeita pra qualquer doce!!!

Para a massa:

ü  5 ovos
ü  2 xícaras de açúcar (eu usei 1 xícara de açúcar mascavo + 1 xícara de açúcar refinado peneirado)
ü  ½ xícara de óleo
ü  ½ xícara de chocolate em pó + ½ xícara de água morna (substitui por 1 ½ de chocolate meio amargo derretido no microondas)
ü  Baunilha
ü  3 colheres de chá de fermento em pó.

     Separar as claras das gemas. Bater as claras em neve e guardar na geladeira. Bater o açúcar com as gemas até ficar um creme branco (como usei açúcar mascavo o creme não fica branco, mas fica bem claro). Acrescente o chocolate derretido, e aos poucos o óleo e a farinha de trigo. Não se assuste, a massa é "compacta" mesmo.
Bater bem. Como saber se a massa está bem batida? Aparecem umas bolhas de ar na massa. Não tem erro. Se isso acontecer o bolo nunca irá “solar”.

Enquanto estava fazendo a massa minha mãe aparece e pergunta: “porque você está fazendo essa massa? Ela não é a mais gostosa.” 

De fato, essa não é a melhor massa de chocolate para bolos, mas a ideia é transformar a tradição em cupcakes, certo?  Essa é uma massa diferente, não leva manteiga e sim óleo, é uma massa mais compacta, por isso achei que seria ideal para um cupcake, que não deve ser muito fofo como a maioria dos bolos que fazemos. Enfim, voltando a receita.

Misturar as claras em neve à massa (lembrando sempre de descartar as claras que voltaram a ser líquidas), a baunilha (eu não tenho uma quantidade exata... deve ser algo em torno de 1 colher de sopa), e depois, misturar o fermento em pó.
Colocar as forminhas no tabuleiro de cupcake e colocar a massa deixando pelo menos 1 dedo de altura livre. Se colocar muita massa o bolinho pode transbordar da forminha. Colocar para assar no forno pré-aquecido e com a temperatura em 230graus.

Achou muito? O meu fogão tem 6 bocas, se você estiver usando um fogão de 4 bocas, onde o forno é menor talvez 200 graus seja uma temperatura suficiente. Deixar assar por 25min. Depois é só abrir o forno e espetar com um palito de dente pra ver se o bolinho está pronto.

Para o recheio:

ü  1 lata de leite condensado (eu só uso leite moça) cozido por 40min na panela de pressão.
ü  ½ xícara de água
ü  ½ xícara de rum
ü  2 colheres de chá de açúcar


Consegui fazer 24 cupcakes. É só deixar esfriar um pouco para, com uma faca, cortar um cone no centro de cada bolinho. Com uma colher de chá umedecer cada bolinho com a mistura de água + açúcar + rum.  Depois, com um saco de confeiteiro colocar o doce de leite e colocar o cone de bolo de volta no lugar.

Como eu ia encontrar com meus amigos no Outback para almoçar, antes de comermos nossos cupcakes, não seria viável colocar a cobertura tradicional, já que os bolinhos não iriam ficar na geladeira. Então, peguei um pote de Ovomaltine que comprei, que parece com Nutella, e coloquei em cima de cada bolinho e salpiquei com o Ovomaltine em pó.  


Um comentário: