domingo, 12 de fevereiro de 2012

Brownie na cestinha

Semana passada no Blog da Dress to colocaram uma imagem que serviu de inspiração para esse experimento de hoje. A princípio, a ideia era fazer um bolo de chocolate na casquinha e colocar recheio de brigadeiro branco e cobertura de chantilly. (inspiração logo abaixo)


Enfim... sexta corri atrás da casquinha e nada. Só consegui a cestinha de sorvete, que vinha numa caixa com 120. Fiquei sem saber o que fazer com tantas cestinhas, mas a ideia original continuava na minha cabeça.

Como queria aproveitar coisas que já tinha em casa, resolvi adicionar umas avelãs e amêndoas. E pensei porque não algo tipo um brownie? O que fiz não é bem uma receita de brownie, é mais pra uma junção de receita de bolo com receita de brownie menos as nozes, porque não tinha em casa...

Para o brownie:

ü  3 ovos
ü  100g de manteiga sem sal
ü  2 xícaras açúcar
ü  2 xícaras de farinha de trigo
ü  1 xícara de maisena
ü  1 xícara de iogurte natural
ü  1 colher de sopa de suco de limão
ü  ½ xícara de avelãs picadas
ü  ½ xícara de amêndoas picadas
ü  1 barra de chocolate meio amargo
ü  Baunilha
ü  1 colher de chá de Fermento em pó

Primeiro, bater as claras em neve (aqui devo dizer que fiz uma pequena modificação porque quando fui quebrar um dos ovos, eu estourei a gema, então no final acabei ficando com 3 claras em neve e 4 gemas) e guardar na geladeira. Bater bem a manteiga com o açúcar, e adicionar as gemas. Bater até ficar um creme claro. Essa é a base de qualquer receita de doce ou bolo.

Em separado misturar o limão com o iogurte. Devo confessar que estou fascinada com essa coisa do iogurte com limão ao invés de usar leite. Descobri isso olhando umas receitas em inglês e agora acho que vou usar pra toda a vida!


Adicionar a farinha de trigo peneirada, a maisena e o “iogurte azedo” alternadamente. Derreter o chocolate amargo no micro-ondas (uns 30 segundos é suficiente) e adicionar a massa. Adicionar as avelãs e amêndoas. Desligar a batedeira. Pegar as claras em neve que estavam na geladeira e juntar a massa  misturando a mão. 

Eu gosto de colocar somente as claras em neve e descartar as claras que voltaram a ficar líquidas, mas isso é coisa minha. Por fim, adicionar a baunilha e o fermento em pó, também misturando a mão.

As cestinhas vem embaladas de cinco em cinco. Uma  embalagem da minha caixa veio toda quebrada, não sei ainda o que vou fazer com ela, vou acabar comendo com sorvete. Enfim, colocar as cestinhas no tabuleiro e com a ajuda de uma concha colocar a massa nas cestinhas. 

Na primeira fornada coloquei uma concha bem cheia, o que não deu muito certo. A cestinha com o calor e com a expansão da massa acabou abrindo. Já na segunda fornada, coloquei um pouco menos que uma concha e ficou direitinho. Deixei assando no forno por 25min. Rendimento: 32.

Não posso deixar de dizer que o biscoito da cestinha ficou muito mais saboroso depois de ir ao forno. Então, certamente irei assá-las na próxima aventura culinária.

Para acompanhar chantilly e sorvete! Claro! Agora só tenho usado o  chantilly  que vem pronto na caixa de leite onde a única coisa que se faz é deixar na geladeira por pelo menos 12h antes de usar e bater na batedeira até dar o ponto. 

Assim, minhas habilidades em decoração são bastante restritas... por isso eles não ficaram assim tão bonitos. É que eu não consigo usar direito essas coisas pra decoração... Mas estou melhorando! Para deixar mais bonitinho, joguei uns confeitos de estrelinha. 



Um comentário: