domingo, 5 de agosto de 2012

Café ou Capuccino??? Que tal os dois?

Ainda não satisfeita com a receita da semana passada, mesmo todo mundo dizendo que adorou, resolvi uma nova tentativa, alterando consideravelmente todas as proporções. Lembra do nosso cappuccino caseiro??? Vamos usar agora! (isso se você não tiver bebido todo...)

Eu sou um pouco de época. Cada hora sismo com uma coisa. Há pouco tempo atrás foi o chocolate, o coco, o doce de leite, as frutas vermelhas, agora é a vez do café. Ainda não sei qual será o próximo assunto, ou melhor, o próximo ingrediente que pretendo explorar.

A casa está com um cheiro tão delicioso, que até me perco no que quero escrever. Minha irmã chegou aqui em casa dizendo: “sabia que você tinha feito alguma coisa, dá pra sentir o cheiro no corredor”. Estou me transformando na vizinha da minha prima, que ela odeia, porque cozinha e não a convida para comer... rs

Enfim, a idéia era fazer um bolinho com gostinho de chá da tarde. Minha mãe tem esse hábito do lanche da tarde. Eu brinco dizendo pra todo mundo que fui criada praticamente como um hobbit. Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, chá das 17h, jantar e ceia.

Lembrando que a minha mãe é nutricionista e dessa forma mantemos uma alimentação balanceada de 3 em 3 horas. Nem sempre eu consigo seguir, principalmente quando passo o dia na rua. Em geral eu saio de casa com um cacho de banana no carro. Tomo café da manhã, como uma banana no meio da manhã, almoço, como outra banana por volta das 15h, depois mais outra às 18h e janto.

Voltando ao bolinho... meu objetivo foi finalmente alcançado! A receita a seguir tem o sabor do chá da tarde, aroma de café e gostinho de lanche.


Ingredientes

- 1 pacote de manteiga sem sal
- 2 xícaras de açúcar
- 4 ovos
- 50g de café solúvel
- 1 garrafinha de leite de coco
- 4 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó


Preparo

- Bater as claras em neve e reservar.
- Bater a manteiga com o açúcar até formar um creme branco.
- Dissolver o café em pó solúvel no leite de coco.
- Adicionar a farinha, alternando com as gemas e o leite de coco com café.
- Adicionar as claras em neve.
- Desligar a batedeira e misturar o fermento.


- Colocar nas forminhas e assar por 25 minutos a 230 graus.



- Rendimento: 60 mini-cupcakes


Cobertura

- 4 colheres de sopa do cappuccino caseiro
- 2 latas de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- Colocar tudo em uma panela e misturar até dar o ponto de brigadeiro mole. Deixar esfriar.


Como sempre, terminei de assar os bolinhos e fui tomar um banho correndo, pois íamos ao cinema finalmente assistir o novo filme do Batman. Coloquei a cobertura em alguns dos bolinhos e levei pros meus amigos.


Hoje de manhã coloquei a cobertura no restante e separei nas vasilhas para a minha habitual distribuição. Não sou a vizinha da minha prima afinal! Eu cozinho, mas eu compartilho ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário